Ao regressar da Itália, Bianca Bianchi realizou, como solista, um concerto no Theatro Guayra e, aproveitando o sucesso, outro recital no mesmo mês de junho em Ponta Grossa. Ao contrário do que dela se esperava, foram poucos os que realizou como solista. O fato de ter presenciado concertos dos principais violinistas do mundo de sua época na Europa, por certo, aumentou as exigências em torno de si, mas havia o desejo de produzir música com mais pessoas. Bianca voltou disposta a fazer música de câmara de verdade, o que requer trabalho contínuo, com muitos ensaios, dedicação e cumplicidade entre os músicos.
A convite do professor Raul Menssing, Bianca tornou-se professora do Instituto Menssing do Paraná, onde permaneceria lecionando por 10 anos, o que lhe deu tranquilidade para investir suas energias no Trio, formado apenas por mulheres. Foi assim que, no mesmo ano de 1932, nasceu o Trio Paranaense com a violoncelista Charlotte Frank (1903-1984) e a pianista e compositora Renée Devrainne (1902-1979).
A estreia do Trio Paranaense ocorreu em 18 de novembro de 1932 em evento promovido pelo Consulado da Itália no Grand Hotel Moderno. Como as músicas escolhidas por elas não eram fáceis, havia a exigência de muitos ensaios, surge então a Sociedade Trio Paranaense. A ação colaborativa de patrocínio entre amigos e amantes da música erudita foi o que permitiu que elas se apresentassem a cada dois meses até 1936. No concerto de estreia da Sociedade Trio Paranaense em 15 de dezembro de 1932 na Sociedade Thalia, homenagearam a jornalista e feminista curitibana Raquel Prado – pseudônimo adotado por Virgília Stella da Silva Cruz (1891-194) que vivia desde 1909 no Rio de Janeiro e foi a única vez que retornou à Curitiba.
A primeira apresentação teve cerca de 50 minutos e foi dividida em três partes com dois intervalos. A primeira música daquele programa foi o “Piano Trio Opus 1, n. 3 em dó menor”, de Ludwig van Beethoven. A música de câmara em Curitiba assim, naquela noite, ganhava um novo padrão.
Webdesign: Adalbacom | Feito com
Mobirise