Fundação Bianca Bianchi

É um acontecimento único em Curitiba o desejo expresso de um artista de criar uma entidade com o objetivo de perpetuar seu legado e memória. Bianca Bianchi deixou importante patrimônio, mas não teve herdeiros. O sonho de uma fundação com seu nome foi algo acalentado por ela nos últimos anos de sua vida e que se tornou realidade cinco anos após sua morte. Ela imaginava uma entidade que contribuísse para o desenvolvimento cultural da cidade, oferecendo atividades ao público independente das possibilidades financeiras deste. No estatuto da Fundação, estão previstas a promoção de cursos, concursos, concertos e festivais, além da promoção de intercâmbio com entidades nacionais e internacionais. Assim, em 27 de junho de 2007, nasce a Fundação Bianca Bianchi que tem por missão não somente preservar o que a violinista deixou em vida, mas lançar pontes para o futuro no que tange a educação e promoção do violino no Paraná.

A Fundação está instalada em local privilegiado, o prédio de três andares na Rua Almirante Barroso, 141, entre as ruas Almirante Barroso e Presidente Carlos Cavalcanti, no bairro São Francisco, próximo à região central histórica de Curitiba. Como atesta o estatuto, por testamento Bianca doou para a Fundação o imóvel em terreno adquirido em 1944 onde o prédio foi construído em 1953. A primeira presidente da Fundação Bianca Bianchi foi a professora e pesquisadora Marisa Ferraro Sampaio.

A Fundação recebeu também móveis, obras de arte e objetos pessoais e da família.

A relação completa do que consta hoje no acervo está na página O acervo, onde você poderá acessar o link para o acervo digital em www.archive.org.

Curta nossas redes sociais e acompanhe nossas publicações!

Rua Almirante Barroso 141
80510-240 • São Francisco
Curitiba • PR • Brasil

Contato

Quer falar conosco? Utilize as redes sociais ou preencha seus dados no formulário do site e envie sua mensagem. Em breve responderemos.

©Copyright 2023 | Todos os direitos reservados para a Fundação Bianca Bianchi. | Webdesign: Adalbacom

Webdesign: Adalbacom  |  Feito com ‌

Mobirise