Este é o resultado do projeto “Fundação Bianca Bianchi - Inventário e catálogo digital: O Resgate de uma História”, que foi proposto pelo violinista Frederico Speck Paegle, aprovado pela Fundação Municipal de Curitiba e realizado através do PAIC – Programa de Incentivo à Cultura de Curitiba, Mecenato Subsidiado da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do EBANX. Representa o primeiro esforço no sentido de preservar a memória de Bianca Bianchi através do próprio acervo deixado pela artista, como era seu desejo expresso em testamento. Bianca queria que o prédio de sua propriedade, onde morou desde 1953, fosse transformado em espaço cultural.
O projeto está dividido em etapas. Na primeira, o resgate da memória da violinista, com pesquisa e publicação de dois artigos a fim de oferecer subsídios para que se reconheça melhor sua importância na música do Paraná no século XX.
Na segunda etapa, a catalogação e conservação preventiva do acervo físico, propriedades da Fundação, com a seleção e separação do acervo físico, catalogação, manuseio técnico para higienização, conservação preventiva e armazenamento adequado. A etapa seguinte foi a de digitalização e tratamento de imagens, com o foco nas partituras, fotografias, programas de concertos, publicações da imprensa em revistas, tablóides e jornais, fitas VHS, DVD e registros de áudio em fitas rolo ¼”. Por último, a construção desse site e a disponibilização de todo conteúdo digital na plataforma www.archive.org
Outras etapas estão ainda por vir e preveem a manutenção e restauro de objetos pessoais, roupas e joias, instrumentos musicais, móveis e objetos de decoração, obras de arte, livros, etc. A reforma do imóvel, propriedade da Fundação Bianca Bianchi, transformando-o em um “Memorial”, a "Casa do Violino Paranaense", também segue nos planos propondo-se a manter vivos seus ideais e memória, promovendo aulas de violino, eventos ligados à música, pesquisa acadêmica e agenda cultural com concertos. Bianca nunca quis se aposentar e ao longo da vida sempre renovou seu compromisso com a arte. O desejo de que uma entidade continuasse seu legado é a mostra desse compromisso.
O projeto é amplo e está aberto a receber apoio de empresas e de pessoas físicas. Se você quer participar desse projeto, entre em contato com a Fundação. Você será bem vindo!
EQUIPE DESENVOLVEDORA DO PROJETO
Proponente: Frederico Speck Paegle
Elaboração do projeto: Sarah Roeder
Coordenador do projeto: Alvaro Ramos e Carolina Maia
Coordenadora técnica bibliotecária: Angela Cherobim
Assistentes técnicas especializadas no manuseio e catalogação: Elizabeth Garzuze da Silva Araujo e Fátima Freitas
Digitalização dos documentos, restauração digital e Website: Adalberto Camargo
Digitalização e restauração digital de som e imagem: Gramofone+
Artigos sobre Bianca Bianchi:
“Bianca Bianchi, uma mulher do século XX”, por Roseli Boschilia – professora e historiadora
“Bianca Bianchi, da origem ao legado”, por Alvaro Luiz Wiedmer Collaço – jornalista e produtor musical
Redação de textos para o site e material gráfico do lançamento: Alvaro Collaço
Revisão e edição de textos: Alvaro Ramos e Adalberto Camargo
Revisão de textos: Mariana Vidotti
Captação de recursos: Messe Produções Culturais Ltda. | Adriano Vogue
Produção e Direção geral: Alvaro Ramos
Marketing Cultural: Gramofone Produtora Cultural
Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Webdesign: Adalbacom | Feito com
Mobirise