O acervo físico, composto por aproximadamente 5.000 itens entre mobílias, objetos de decoração, obras de arte, roupas e objetos pessoais, joias, partituras autografadas ou dedicadas a ela, partituras diversas e métodos de ensino de música e violino, livros, fitas de áudio em rolo ¼, fitas de vídeo em VHS, DVDs, discos de música em porcelana e em vinil, cartas, bilhetes, fotografias, negativos, cartões postais, periódicos, revistas e tabloides, recortes de jornais da época, programas de concertos, está armazenado na sede da Fundação Bianca Bianchi e em breve será objeto de outros projetos culturais na área de patrimônio, restauro e preservação.
Cada peça desse acervo exige um cuidado específico, com profissionais capacitados de cada área do patrimônio, com ações distintas que vão desde a separação por categorias, para a catalogação, inserção das informações no banco de dados, até digitalização e o tratamento das imagens, sincronizando as TAGS gravadas em cada imagem com o descrito na catalogação. Esse banco é formado por fichas catalográficas respeitando as regras estabelecidas pelo Anglo-American Cataloguing Rules (AACR 2) e cabeçalhos de acordo com a Library of Congress Subject Headings (LCSH).
O acervo digital já está disponível gratuitamente na plataforma Archive.org.
Outro projeto está em fase de elaboração. Trata-se da reforma e adaptação do prédio da Fundação na “Casa do Violino do Paraná”, com salas de aula, setor administrativo e acadêmico, auditório para concertos e acomodação do acervo físico que estará disponível para a consulta e visitação pública.
Webdesign: Adalbacom | Feito com
Mobirise