Triste acontecimento foi a demolição do antigo Teatro Guaíra, em 1937, por decisão do então prefeito Aluizio França. Inaugurado em 1884 como Theatro São Theodoro e localizado na Rua Dr. Muricy, o Guaíra era para Bianca Bianchi um lugar mágico, de muitas recordações. Esse episódio nunca foi esquecido e revela uma nova faceta de Bianca após o fim da Sociedade Trio Paranaense. Ela não daria só atenção ao violino ou a música que produzia, mas ao fortalecimento da cultura do Paraná.

Com o fim da Sociedade Trio Paranaense em 1936, Bianca permaneceu como professora no Instituto Menssing. Em paralelo ao seu trabalho, ela apoiaria que novas sociedades musicais surgissem na cidade. Assim foi a criação da Pró-Arte Curitiba em 1938, filial da Pró-Arte Brasil criada em 1924 no Rio de Janeiro, pelo comendador Theodor Heuberger.

Em 1944, um grupo de intelectuais criou a Sociedade Cultural Artística Brasílio Itiberê, a SCABI. Ao contrário da Pró-Arte e da Sociedade Pró-Música, que surgiria em 1963, a SCABI não se limitou a trazer artistas importantes de outros centros, mas abrir espaço para os artistas locais. Os principais artistas de música clássica de Curitiba das décadas de 40 a 70 realizaram apresentações para SCABI. A entidade encerrou suas atividades em 1976, com a realização de 487 concertos.

A Orquestra Sinfônica da SCABI durou cinco anos sob direção do flautista Jorge João Frank. Bianca foi violinista da orquestra e tocou sob regência de Ludovico Seyer, Bento Mossurunga, Dinorá de Carvalho e Jorge Kaszás.

O impacto da SCABI na sociedade paranaense gerou condições para que a Escola de Música e Belas Artes fosse criada em 1948, o que representou um passo decisivo na geração de artistas na cidade. A EMBAP nasceu e sempre foi uma instituição pública, ligada ao Estado do Paraná, e coube a Fernando Correa de Azevedo a honra de ser seu diretor. Bianca participaria, com suas colegas do Trio, do movimento de personalidades e artistas que fundaram a EMBAP.

Com a criação da escola, Bianca deixou de lecionar no Instituto Menssing, após dez anos. Em 1948, tornou-se professora de violino e de música de câmara na EMBAP e como essa disciplina era obrigatória a todos os alunos de Música, pode-se dizer que todos os músicos formados pela instituição foram seus alunos até 1977 quando Bianca se aposentou.

Endereço

Rua Almirante Barroso 141
80510-240 • São Francisco
Curitiba • PR • Brasil

Contato

Quer falar conosco? Utilize as redes sociais ou preencha seus dados no formulário do site e envie sua mensagem. Em breve responderemos.

©Copyright 2023 | Todos os direitos reservados para a Fundação Bianca Bianchi. | Webdesign: Adalbacom

Webdesign: Adalbacom  |  Feito com ‌

Mobirise